Municípios compartilham experiências bem sucedidas contra covid-19

João Melo
28/08/2020

Conhecer melhor como os municípios têm atuado na luta contra a pandemia causada pelo coronavírus é o objetivo da I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19. O evento online é promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conassems e faz parte do 1º Congresso Virtual da entidade.

Em razão do distanciamento social provocado pela emergência em saúde pública, o formato desse encontro foi readaptado. Inteiramente online, a I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS propõe novas maneiras de interação entre os autores e autoras dos projetos selecionados com o público que acompanha as apresentações. Os trabalhos que recebem mais destaque dos avaliadores têm sido expostos em Rodas de Conversa virtuais, no formato de lives transmitidas no canal do Conasems no YouTube, contando com a participação de um comentarista convidado. 

A duas primeiras lives estão disponíveis no canal da instituição e esses eventos acontecerão até novembro. O Conasems também disponibilizou um catálogo interativo no site do I Congresso Virtual, na aba da Mostra. Nele é possível ler cada uma das experiências selecionadas como destaques pelos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) dos estados e do Distrito Federal. Os projetos serão atualizados nesse espaço conforme forem selecionados pelos respectivos Cosems. 

Como fazer a inscrição para participar da Mostra

Se o seu município está colocando em prática alguma medida de enfrentamento à covid-19, inscreva a experiência na I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS. Além de fomentar a troca de experiências, o encontro pretende enaltecer o esforço dos profissionais de saúde, que vêm demonstrando o seu compromisso e responsabilidade com o bem-estar coletivo. As inscrições estão abertas até 27 de setembro e podem ser feitas clicando aqui.

A disseminação do coronavírus no Brasil exigiu das secretarias municipais de Saúde uma resposta imediata às necessidades da população atingida direta ou indiretamente pela pandemia. O reconhecimento desse esforço de adaptação do SUS também é um dos objetivos centrais da Mostra Virtual. As experiências participantes foram escolhidas por uma comissão formada por três avaliadores externos, dentre um universo de 190 trabalhos selecionados pelos Cosems.

Veja um resumo dos temas das duas primeiras lives

As experiências da primeira Roda de Conversa virtual foram as seguintes:

  • Rede Proteger: A Solidariedade Contagia e Promove o Cuidado Individual e Coletivo. Autora: Shayanne Gabriela Araujo De Matos. Ruropolis – PA
  • Adequação da Assistência Odontológica durante a Pandemia de Covid-19. Autora: Fabiana Ramos. Caxias do Sul – RS
  • Continue a Nadar: Juntos Somos Mais Fortes. Autora: Monica Regina Trindade. Nossa Senhora do Socorro – SE
  • Implantação de Instrumento de Fases de Transição para Organização da Aps. Autora: Caroline Amorim De Oliveira. São Bernardo do Campo – SP

Outros cinco projetos foram apresentados na segunda Roda de Conversa virtual, que aconteceu no último dia 25. Ela contou com a presença dos autores do projeto, do vice-presidente do Conasems, Charles Tocantins e do comentarista, André Bonifácio, professor da Universidade Federal da Paraíba. Os trabalhos apresentados foram:

  • Saúde Mental do Trabalhador no Enfrentamento da Covid-19. Autor: André Bomfim Dias. Salvador – BA
  • Rodas de conversa com profissionais de saúde: Saúde Mental em tempos de Coronavírus. Autora: Rochelly Amorim Viçosa – AL
  • Estratégias Multidisciplinares de Enfrentamento à Covid-19. Autora: Áquila Ferreira. Serra do Navio – AP
  • Ações de Gestão para Organização da Rede de Atenção Frente à Pandemia da Covid-19. Autora: Fernanda Miranda Morais. Pirapora – MG
  • Sistema de Auxílio na Triagem para a Covid-19. Autor: Paulo Fernando Cardoso. Campo Grande – MS

(Com informações do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conassems)

TomeConta

Especial TCE-PE no combate ao Coronavírus

Programação especial do TCE-PE para atender as demandas e auxiliar os jurisdicionados durante todo período da pandemia do Coronavírus.